No post de hoje lá no meu Instagram (@drafernandagraboski), mostrei um caso em que corrigimos um sorriso gengival com uma cirurgia de gengivoplastia. Você já tinha ouvido falar nesse procedimento? Sabe em quais casos é recomendado e quais os cuidados necessários no pós-operatório? Não? Eu te explico!
Pra começar, a gengivoplastia é uma cirurgia odontológica simples e rápida de ser feita. O dentista aplica uma anestesia local e, com o bisturi, corta o que está sobrando na gengiva. Cada caso deve ser analisado individualmente, já que, se for o caso de gengiva aumentada, deve ser feito um procedimento mais elaborado.
O sorriso gengival é o motivo mais comum para fazer a gengivoplastia. Por outro lado, a cirurgia também é indicada quando precisamos facilitar a erupção da dentição retida e exposição de cáries subgengivais. Para saber se você pode ou precisa fazer esse procedimento, consulte um cirurgião dentista de confiança.
Para realizar a cirurgia, alguns passos são necessários. Primeiramente, uma avaliação inicial com um dentista é realizada para saber se sua saúde bucal está em dia. O profissional, então, fará um planejamento com as medições da faixa da gengiva que será removida. Com isso feito, a cirurgia pode ser realizada na próxima consulta.
Antes de começar o procedimento, o paciente precisa estar medicado com anti-inflamatórios e analgésicos para evitar dores e inflamações no pós-operatório. O dentista aplica anestesia no local que a gengiva será reduzida, o que significa que você não vai sentir dor durante a cirurgia, que é realizada com bisturis tradicionais ou elétricos, que diminuem o sangramento, pois cauterizam ao passo que removem a gengiva. Por último, o dentista faz a suturação e o paciente está liberado. Depois é só aguardar a gengiva cicatrizar corretamente para remover os pontos e aproveitar o novo sorriso.
Gostou? Tem vontade de fazer uma gengivoplastia? Vamos marcar uma avaliação!