Você sabia que cada dente tem uma função específica na mastigação? Ao todo são 32 dentes, contando os quatro sisos. Sendo que alguns cortam, outros amassam, trituram ou dilaceram os alimentos.
Classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares, cada dente da arcada dentária exerce uma função diferente na nossa digestão e, consequentemente, na nossa saúde bucal. Confira abaixo a função de cada um:
Incisivos:
São os oito dentes da frente, quatro em cima e quatro embaixo, localizados bem no meio da boca. Eles são os primeiros a entrar em contato com os alimentos. Sua função prioritária é cortar.
Caninos:
Os caninos são os pontudos e bem afiados, que vem logo após os incisivos. Nós possuímos quatro, sendo dois na arcada superior e dois na inferior. Sua função é a de rasgar ou romper os alimentos.
Pré-molares:
Localizados entre os caninos e os molares, os pré-molares possuem uma superfície mais larga, que são fundamentais para esmagar e triturar os alimentos. Quatro deles estão na arcada superior e quatro na inferior.
Molares:
Localizado no finalzinho da boca, os molares são os oito últimos dentes da boca, sendo quatro em cima e quatro embaixo e dois de cada lado. Bem parecidos com os pré-molares, eles possuem as coroas mais grossas e menos pontudas e são essenciais na mastigação.
No final da adolescência para fase adulta, ganhamos mais quatro dentes: os temidos sisos. Os terceiros molares, como são chamados por alguns dentistas, não possuem uma função específica, por isso é comum que sejam extraídos para evitar o desalinhamento dos outros dentes.
Agora que você aprendeu a função de cada dente e de como eles são fundamentais para a mastigação, não esquece de sempre manter a higiene bucal em dia, assim como as visitas ao seu(sua) dentista.